A Cidade

    Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso, localizada no centro–oeste do Brasil, na parte mais central de América do Sul (Centro Geodésico); está próxima a cumprir 300 anos de fundação. De acordo com o censo realizado em 2010, conta com uma população estimada de 554.800 habitantes.

    O crescimento da cidade regista-se desde a década de 1960 quando Cuiabá contava 57.860 habitantes, de acordo com os registos do IBGE. O estado de Mato Grosso é reconhecido por ser um dos maiores produtores agrícolas do país e do mundo. O território conta com vastas plantações de soja, milho e algodão, e pecuária extensiva bovina;

    O estado converteu-se num foco para a economia nacional, o que tem gerado uma migração em massa para a cidade, à qual já tinha chegado um grande número de pessoas de diferentes partes do país atraídas pela mineração (ouro), fenômenos que explicam seu rápido aumento demográfico. Devido ao crescimento, a cidade organizou-se desordenadamente.

    Por outro lado, ao redor à cidade existem atrativos naturais para nacionais e estrangeiros como o pantanal matogrossense, compartilhado com o vizinho estado de Mato Grosso do Sul e considerado o maior do mundo, e a Chapada duas Guimarães, que oferece paisagens surreais.