Antoni Remesar Betlloch

Antoni Remesar Betlloch, é Doutor em “Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte, Teoria e Conservação do Patrimônio” e Ph.D em Bellas Artes, licenciado em Filosofia com Mestrado em “Desenho Urbano, Arte, Cidade e Sociedade”. É professor titular da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona...

Leia Mais →

Antoni Remesar Betlloch, é Doutor em “Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte, Teoria e Conservação do Patrimônio” e Ph.D em Bellas Artes, licenciado em Filosofia com Mestrado em “Desenho Urbano, Arte, Cidade e Sociedade”. É professor titular da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona e Diretor do Centro de Investigación POLIS (UB), onde coordena o programa de pós-graduação e pesquisa “Arte, Cidade e Sociedade”. É pesquisador associado do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e pesquisador associado do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Remesar entende a arte pública como um conjunto de dispositivos com qualidades estéticas, tanto os intencionalmente criados quanto aqueles que vão adquirindo uma carga simbólica e estética com o passar do tempo. Entende essa arte pública como um dos elementos do “fazer cidade”, ao qual nos vinculamos antes mesmo das práticas artísticas propriamente ditas. Para ele uma das coisas mais importantes é a percepção dos habitantes da cidade sobre a cidade, sobre o valor que os espaços têm em suas vidas; acredita que o ponto de partida está na perspectiva do desenho urbano e da arte pública de modo que a cidade incorpore elementos de comunicação que expliquem ou traduzam sua memória histórica. Apresenta seus projetos não para serem realizados, mas antes para provocar a reflexão sobre o fato de que é possível levá-los a cabo.