Maria Adélia Souza

Maria Adélia Souza é Doutora em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbone) e professora da USP no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Atua em temas sobre planejamento e desenvolvimento urbano, globalização, metropolização e epistemologia da Geografia. Atualmente desenvolve pesquisa e...

Leia Mais →

Maria Adélia Souza é Doutora em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbone) e professora da USP no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Atua em temas sobre planejamento e desenvolvimento urbano, globalização, metropolização e epistemologia da Geografia. Atualmente desenvolve pesquisa em linhas que fundamentam o que denomina “Geografias da Desigualdade”. É autora da primeira Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil, da Primeira Política de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo e autora de diversos livros. Foi Pró-Reitora de Graduação da UNILA – Universidade da Integração Latino Americana. É catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon (França).

Maria Adélia pensa a cidade em suas múltiplas manifestações, colocando-a em todas as suas dimensões no movimento do mundo; preocupa-se com a construção de uma racionalidade coletiva, com um novo pacto na ampliação de valores a fim de estabelecer um processo de intercâmbio entre os indivíduos da cidade, opondo-se ao isolamento a que estamos sujeitos no processo urbano atual. A cidade é uma intencionalidade, é o lugar da coexistência e da liberdade ao mesmo tempo em que é o lugar da acumulação da técnica e da vigilância. Eis o paradoxo sobre o qual se debruça: as geografias desiguais da existência.